:: Sobre o Judô
::.. Jigoro Kano - O fundador
::.. Técnicas
::.. Tabelas
::.. Graduações
::.. Pontuações e Penalizações
::.. Vocabulário no Judô
::.. Curiosidades
_____________________________

:: Nossos Árbitros
_____________________________
:: Nossos Senseis
_____________________________
:: Equipes
_____________________________
:: Galerias de Fotos
_____________________________
:: Videos
_____________________________
:: Downloads
_____________________________
:: Agenda
_____________________________
:: Notícias
_____________________________
CURIOSIDADES
:: O Mestre Jigoro Kano, inventor do judô, ainda é o único a possuir a faixa de décimo segundo dan (Junidan), onde se usaria uma raríssima faixa branca, duas vezes mais larga que a faixa comum, simbolizando o auge da pureza, cores essas tanto vermelha como branca que simbolizam a flor de cerejeira, símbolo do Judô.

:: Judô é uma palavra japonesa sendo um desporto praticado como arte marcial na qual Ju –significa anti-residência suavidade e Do – significa via por caminho ou seja, Judô é a via de anti-resistência ou a via da suavidade o caminho que leva a uma vida equilibrada.

:: O judô só passou a ser considerado esporte olímpico em 1964, em Tóquio.

:: O judogi representa nossa mente, por isso deve ser branco, puro e imaculado; a faixa corresponde ao nosso caráter, nossa formação judoistica, ela nos envolve de muita responsabilidade em nossos atos dentro e fora do tatame; o no e a nossa fé, nosso respeito, nosso compromisso, por isso não é correto desamarrar nossas faixas em frente aos nossos superiores.

:: Sobre a FAIXA AMARELA: Assim como um sol que desponta todos os dias, ela significa que é um iniciante ou um recém nascido, que com o tempo irá crescendo e fortalecendo-se, até chegar à maturidade que corresponde à faixa preta. Assim como o sol nascente o conhecimento começa a aflorar para o iniciante. Agora ele pode vislumbrar um pouco da iluminação da descoberta e da realidade do que é o Judô. Entretanto, assim como o amarelo é uma cor primária, isto é, não pode ser formado pela mistura de outras cores, ele também deve manter-se puro dentro da escola de judô que escolheu ainda evitando misturar outras coisas aos conhecimentos já adquiridos. Assim como essa cor, essa graduação lhe traz a alegria, a vida, o calor, a força, a glória, o poder mental e representa o descobrimento. Ela lhe desperta novas esperanças no caminho, dando-lhe vivacidade, alegria, desprendimento e leveza. Agora ele deve procurar desinibir-se para desenvolver seu brilho, mas também diminuir a ansiedade e as preocupações, construindo sua confiança, energia e inteligência na solução dos problemas que surgirão. A cor dessa graduação mostra que o praticante deve reter conhecimentos e desenvolver a luz da sabedoria e da criatividade, e assim como o sol, ela deve trazer a luz para as situações difíceis. O Amarelo simboliza: criatividade, as idéias, o conhecimento, alegria, juventude e nobreza. Apesar do amarelo estar relacionado ao elemento terra, também é uma cor Yang e representa o descobrimento e a abertura para o conhecimento.

:: Sobre a FAIXA AZUL: Significa o Céu, através do qual a planta cresce até tornar-se uma árvore frondosa, enquanto o treinamento do judô progride. O azul se faz intermediário entre o branco e o amarelo. A amadurecimento e a expectativa da evolução se faz presente, visto que o judoca continua dando andamento ao seu aprendizado. A continuidade dos treinamento fará com que a evolução técnica seja natural, assim como a cor azul se faz no dia a dia da natureza.

:: Sobre a FAIXA LARANJA: Esta é uma cor que é a mistura do vermelho com o amarelo, representado que o conhecimento do grau anterior deve estar contido nesta graduação e trazendo as qualidades dessas duas cores. Nos diz que devemos procurar o sucesso no treino diário, agilidade, adaptabilidade, estimulação, atração e plenitude. Essa cor também simboliza aquilo que o praticante deve buscar: o encorajamento, estimulação, robustez, atração, gentileza, cordialidade e tolerância. Esta é a cor da comunicação, do calor afetivo, do equilíbrio, da segurança e da confiança. Quem chega nessa faixa deve acreditar que agora tudo é possível, pois essa cor estimula o otimismo, generosidade, entusiasmo e o encorajamento. A cor laranja mostra ao praticante que ele deve fortalecer as energias e a sua vontade de vencer.A cor laranja está situada entre o elemento fogo e o elemento terra, portanto, carrega um pouco das características dos dois elementos. Também é uma cor Yang.


 

. ATENÇÃO! BONENKAI 2013:

Para os alunos que queiram participar do nosso Bonenkai, clique aqui para imprimir a autorização, favor preenchê-la e entregá-la ao sensei Rodolfo Mathias durante as aulas até dia 11/12/2013. Esperamos a participação de todos.


Não perca nossas aulas e treinamentos!
Aulas com Sensei Rodolfo Mathias através da Secretaria Municipal de Esportes de Rio Claro. AULAS GRATUITAS!

Clique aqui para saber mais >>


 

 

Fórum - Deixe seu comentário! Clique aqui para adicionar nossa comunidade no seu orkut! Assista os Campeonatos ao vivo!


Copyright © 2010 - Judô Seme - Rio Claro/SP - Desenvolvido por JMR